Comunicado sobre as Eleições 2022

26 de maio, 2022 | Autor: gilliarde nonato

Prezados Diretores e colaboradores da Kolping Brasil,

Prezados Presidentes, Diretores, Assessores e Coordenadores das Obras Kolping Estaduais,

Prezados Presidentes, Diretores, Assessores e Coordenadores das Comunidades Kolping,

Prezados Associados e membros Kolping de todo Brasil,

 

Saudações cordiais de toda a Diretoria Executiva Nacional da Kolping Brasil!

Neste ano teremos um dos mais importantes acontecimentos da democracia brasileira, que é a eleição nacional do mês de outubro. Momento em que cada cidadão tem a oportunidade de participar de maneira ativa na escolha de seus dirigentes políticos a nível estadual e federal, exercendo o direito do voto livre e consciente.

Com uma atuação consistente e ativa em mais de 100 municípios e em 18 estados brasileiros a KOPING BRASIL vem transmitir algumas orientações a seus membros, para que possam participar da festa da democracia em sintonia com os fundamentos Kolping que são: A pessoa e o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo; os ensinamentos da Doutrina Social da Igreja; e a vida e obra do Beato Adolo Kolping.

Observemos as palavras do Santo Padre o Papa Bento XVI, ao afirmar que a sociedade justa sonhada por todos, “deve ser realizada pela política” e que a Igreja “não pode nem deve ficar à margem na luta pela justiça” (Deus Caritas Est 28), e do Papa Francisco, quando disse aos jovens em um encontro:

Devemos participar na vida política porque a política é uma das formas mais altas da caridade, porque busca o bem comum. E os leigos cristãos devem trabalhar na política” VATICANO, 07 Jun. 13

Para os associados Kolping, participar do processo político-eleitoral, impulsionados pela fé, é tornar presente a ação do Espírito Santo, que aponta o caminho a partir dos sinais dos tempos e inspira os que se comprometem com a construção da justiça e da paz. Nosso quinto lema, “SOCIEDADE”, abarca essa característica, conforme citado na quarta parte da Oração Kolping:

“[…] Desperta em nós a esperança para podermos irradiar a alegria entre os homens. Aumenta em nós o amor para que trabalhemos intensamente para o desenvolvimento da Igreja e de uma sociedade mais humana e cristã. […]”

É por meio desta atuação que buscamos que a sociedade seja mais humana, cristã e fraterna e, por isso, nestas eleições nacionais pedimos aos membros que reflitam sobre os desafios que o país enfrenta e nas necessidades a superar nos campos da: assistência social, educação, saúde, segurança, trabalho, transporte, moradia, meio ambiente, lazer, ou seja, onde acontecem diretamente as ações para o povo.

Em relação aos candidatos, como sempre recomendamos, é necessário analisar o histórico e coerência de vida, o discurso e a prática política pautados pela honestidade, competência, transparência e vontade de servir ao bem comum, além de serem pessoas com a “ficha limpa”. Os valores cristãos e éticos devem ser o “norte” para nos orientar, levando a um contínuo diálogo entre o poder e as comunidades locais.

A atuação Kolping deve obedecer ao estatuto nacional que deixa claro: A Kolping Brasil em todas as suas instâncias é uma associação sem fins lucrativos, de caráter privado e natureza filantrópica e beneficente, atuando prioritariamente no âmbito da assistência social, podendo, ainda, atuar nas áreas da saúde e da educação, dentro da dimensão territorial do movimento nacional da Kolping Brasil, compondo o braço social da Igreja Católica.

Institucionalmente a Kolping não tem vínculo político e/ou partidário. Incentiva a participação política democrática de seus associados, mas não apoia partido ou a qualquer candidatura.

Aos associados Kolping que são dirigentes e estão à frente de Diretorias ou dos Conselhos Fiscais nas diversas instâncias e que serão candidatos, orientamos que se atentem prazo de desincompatibilização[1] antes da data das eleições, de acordo com suas condições particulares, conforme o artigo 1º, e incisos, da Lei Complementar 64/90.

No espírito de unidade e fraternidade, manifestamos nosso desejo de um país cada vez melhor e que pela graça de Deus, pela intercessão do Beato Adolfo Kolping, nossa pátria seja abençoada.

 

Diretoria Executiva Nacional

Sinesio Luiz Antonio – Presidente

KOLPING BRASIL

 

Fontes.

[1]  Disponível em < https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2022/Janeiro/prazos-de-desincompatibilizacao-de-diversos-cargos-comecam-a-valer-a-partir-de-abril >

[pdf-embedder url=”https://kolping.org.br/wp-content/uploads/2022/05/CE1158-Comunicado-Kolping-Brasil-sobre-as-Eleicoes-Nacionais-2022.pdf” title=”CE1158 – Comunicado Kolping Brasil sobre as Eleições Nacionais 2022″]

Compartilhe agora mesmo esta matéria pelo WhatsApp

Inscreva-se em nossa newsletter para receber mais notícias

MAIS POSTS
Juventude Kolping de todo o Brasil se reúne no Piauí em Encontro Nacional marcado por espiritualidade, arte e compromisso social
Pedro II (PI) – Nos dias que antecederam o VIII Congresso Nacional da Kolping Brasil, a cidade de Pedro II foi palco de um encontro especial e transformador: o Encontro Nacional da Juventude Kolping 2025. Realizado no CEEP Angelina Mendes Braga, o evento reuniu jovens de diversos estados brasileiros em uma programação repleta de espiritualidade,…
Leia toda matéria
VIII Congresso Nacional da Obra Kolping reúne mais de 500 pessoas no Piauí com foco na superação da pobreza
A cidade de Pedro II, no Piauí, foi palco de um importante evento nacional entre os dias 13 e 20 de julho de 2025: o VIII Congresso Nacional da Obra Kolping do Brasil. Com o tema “Kolping é Vida” e o lema “Juntos pela superação da pobreza”, o congresso reuniu mais de 500 participantes de…
Leia toda matéria
Mensagem de Agradecimento – VIII Congresso Nacional Kolping Brasil
Caros irmãos e irmãs da grande família Kolping, É com o coração transbordando de gratidão que nos dirigimos a todos vocês ao encerrarmos o VIII Congresso Nacional da Kolping Brasil, realizado no acolhedor Estado do Piauí, em parceria com nossa querida Kolping Estadual Local. Nossos mais sinceros agradecimentos a todos os organizadores, participantes e colaboradores…
Leia toda matéria
Água é vida: Cisternas transformam vidas em Bom Princípio do Piauí com apoio da Obra Kolping
No coração do semiárido nordestino, mais precisamente no município de Bom Princípio do Piauí, uma transformação silenciosa, mas poderosa, tem acontecido. A instalação de cisternas está garantindo acesso à água de qualidade para dezenas de famílias que historicamente enfrentam a escassez e os desafios climáticos da região. Essa conquista é fruto de uma ação articulada…
Leia toda matéria