Kolping Brasil uma identidade a ser preservada.

16 de abril, 2020 | Autor: gilliarde nonato

Um grande desafio é renovar-se para gerar renovação e diz respeito à dimensão social, espiritual e ética. Renovar a pessoa como um todo.
Os Congressos realizados pela Obra Kolping do Brasil, demonstram para os seus participantes que ser Kolping, exige uma grandeza moral, missão e identidade a ser preservada.

Fundamentada no evangelho de Jesus Cristo, na Doutrina Social da Igreja e na vida e obra de Adolfo Kolping, a Obra Kolping do Brasil realiza um convite e uma proposta de associação para a sociedade e ganha importância por tratar-se de um movimento social que visa a superação da pobreza, por meio de formação e trabalho em todo o país.

A proposta foi lançada por Adolfo Kolping no século XIX, especificamente na época da industrialização, e a realização desta proposta depende naturalmente do nosso empenho, da nossa participação e de nossa contribuição para a Superação da Pobreza em todas as suas dimensões.

No espírito de preparação do VIII Congresso Nacional do Piauí, veja abaixo trechos dos 3 últimos Congressos Kolping realizados em 2005, 2010 e 2015.

  • IV Congresso Nacional da Obra Kolping do Brasil (2005)

O IV Congresso Nacional da Obra Kolping do Brasil teve como tema: O Cristão e a solidariedade, e como Lema: Seguir Jesus Cristo e Adolfo Kolping e Agir solidariamente, conforme as Diretrizes do Movimento Kolping para a Solidariedade Internacional.

O Congresso contou com 3 (três) conteúdos temáticos que foram discutidos ao longo do evento: Conhecendo a realidade e a pastoral da igreja do Brasil, A Sociedade e a Conjuntura Política e a Sociedade Civil e a Solidariedade.

Através desses conteúdos, os participantes conheceram os desafios enfrentado pela Igreja, para superar as dificuldades dos tempos modernos representados pelos fenômenos da urbanização, desemprego, violência, desagregação familiar e social e outros fatores que resultaram em um cenário contraditório e antagônico.

Ao ser trabalhado o tema A Sociedade e a Conjuntura Política, foram apresentados aspectos da sociedade e os componentes da política de bem comum, gerando uma grande reflexão sobre as formas articuladas de elementos políticos, capazes de nos conduzir à estruturas de solidariedade que possam traduzir em ações concretas.

O IV Congresso Nacional trouxe para todos os convidados uma reflexão para ser pensada e executada. Com todos os temas discutidos foi possível chegar a uma conclusão que a solidariedade não é apenas um ato assistencialista, mais uma ação permanente através da promoção, educação e formação de seus agentes, colaborando para a solução da questão social em todos os seus níveis.

  • V Congresso Nacional da Obra Kolping do Brasil (2010)

No V Congresso Nacional da Obra Kolping do Brasil, que ocorreu em Fortaleza – Ceará, entre os dias 22 a 25 de julho de 2010, o tema discutido foi: Comunidades Kolping, força viva de transformação da sociedade.

Os convidados presentes celebraram o encontro e renovaram a esperança mística da ação do Movimento Kolping no Brasil, além de refletir sobre experiências nas diversas áreas de atuação do Movimento Kolping, identificando avanços, desafios, exigências e perspectivas, frente aos desafios de conjuntura.

O Congresso contou também com um momento de resgate e aprofundamento, as fontes inspiradoras que fundamentam a ação do Movimento Kolping e elaboração de recomendações e diretrizes para que as Comunidades Kolping sejam Força Viva de Transformação da Sociedade.

  • VI Congresso Nacional da Obra Kolping do Brasil (2015)

No VI Congresso Nacional da Obra Kolping do Brasil, o tema discutido foi “Obra Kolping, comunidades de comunidades”.

O evento em Santa Catarina e as formações foram desenvolvidas em três eixos:  1.Nossa Identidade Social enquanto agentes de transformação, 2.Nossa Identidade Eclesial e 3.Comunidades de Comunidades .

“Só vivo como ser humano me relacionando em comunidade. Aprender a viver em comunidade é aprender a se relacionar, saber se comunicar. Se nos distanciarmos dos canais de comunicação não geraremos comunidade” – diz Pe. Elias, Assessor do Encontro.

Para ter uma comunidade cristã comprometida com a sociedade, é necessário levar em consideração alguns critérios:  fé e discipulado, compromisso com a promoção da vida, solidariedade com os mais pobres, organização de modo comunitário e responsável, recuperar a noção de comunidade como espaço de vivência social e religiosa, entre outros.

 

Compartilhe agora mesmo esta matéria pelo WhatsApp

Inscreva-se em nossa newsletter para receber mais notícias

MAIS POSTS
Juventude Kolping de todo o Brasil se reúne no Piauí em Encontro Nacional marcado por espiritualidade, arte e compromisso social
Pedro II (PI) – Nos dias que antecederam o VIII Congresso Nacional da Kolping Brasil, a cidade de Pedro II foi palco de um encontro especial e transformador: o Encontro Nacional da Juventude Kolping 2025. Realizado no CEEP Angelina Mendes Braga, o evento reuniu jovens de diversos estados brasileiros em uma programação repleta de espiritualidade,…
Leia toda matéria
VIII Congresso Nacional da Obra Kolping reúne mais de 500 pessoas no Piauí com foco na superação da pobreza
A cidade de Pedro II, no Piauí, foi palco de um importante evento nacional entre os dias 13 e 20 de julho de 2025: o VIII Congresso Nacional da Obra Kolping do Brasil. Com o tema “Kolping é Vida” e o lema “Juntos pela superação da pobreza”, o congresso reuniu mais de 500 participantes de…
Leia toda matéria
Mensagem de Agradecimento – VIII Congresso Nacional Kolping Brasil
Caros irmãos e irmãs da grande família Kolping, É com o coração transbordando de gratidão que nos dirigimos a todos vocês ao encerrarmos o VIII Congresso Nacional da Kolping Brasil, realizado no acolhedor Estado do Piauí, em parceria com nossa querida Kolping Estadual Local. Nossos mais sinceros agradecimentos a todos os organizadores, participantes e colaboradores…
Leia toda matéria
Água é vida: Cisternas transformam vidas em Bom Princípio do Piauí com apoio da Obra Kolping
No coração do semiárido nordestino, mais precisamente no município de Bom Princípio do Piauí, uma transformação silenciosa, mas poderosa, tem acontecido. A instalação de cisternas está garantindo acesso à água de qualidade para dezenas de famílias que historicamente enfrentam a escassez e os desafios climáticos da região. Essa conquista é fruto de uma ação articulada…
Leia toda matéria