Caros irmãos e irmãs da grande família Kolping,
É com o coração transbordando de gratidão que nos dirigimos a todos vocês ao encerrarmos o VIII Congresso Nacional da Kolping Brasil, realizado no acolhedor Estado do Piauí, em parceria com nossa querida Kolping Estadual Local.
Nossos mais sinceros agradecimentos a todos os organizadores, participantes e colaboradores que tornaram este evento um marco inesquecível em nossa caminhada. De modo especial, parabenizamos nossos jovens pelo belo e impactante Encontro Nacional da Juventude, que aconteceu concomitantemente ao Congresso, demonstrando a vitalidade e o futuro promissor de nossa obra.
Este encontro reafirmou a importância fundamental das missões e do trabalho da Kolping em nosso amado Brasil. Mais uma vez pudemos testemunhar o respeito incondicional às diferenças que nos caracterizam – povos diversos, culturas ricas, visões de mundo plurais – enfim, o profundo respeito às pessoas de todos os estados deste país continental. São exatamente essas diferenças, vividas em convivência fraternal, que tornam a Kolping relevante e impactante na vida de milhões de pessoas em todo o território nacional.
Expressamos nossa especial gratidão aos nossos dedicados associados, diretores e funcionários, bem como a todos aqueles que se empenharam incansavelmente para o sucesso deste Congresso. Sem o comprometimento de cada um de vocês, nada disso seria possível.
O encerramento formal do Congresso, no dia 20 de julho, marca não um fim, mas um novo início. Daqui partimos para desenvolver nossas missões em nossas bases, em nossas CKs (Comunidades Kolping), sempre levando conosco o lema inspirador deste Congresso: “Kolping é vida” e “Juntos pela superação da pobreza.
Que Deus nos abençoe em nossa jornada! Em breve nos encontraremos novamente, e já aguardamos com expectativa o ano de 2030, quando nos reuniremos no Estado do Paraná para nosso próximo Congresso Nacional.
Agradecemos a Deus Todo-Poderoso pelo sucesso do Congresso que ora se encerra e pedimos ao Pai Celeste, com a intercessão do Beato Adolfo Kolping, nosso fundador, de São José, nosso Padroeiro, e de Maria Santíssima, nossa Mãe, que continue nos abençoando e cuidando de nossa Kolping em todo o Brasil.
Muito obrigado a todos os irmãos e irmãs! Despeço-me com alegria por nosso encontro fraternal, mas também com saudade desses dias incríveis de Congresso.



