Reflexão da Kolping Internacional para o 1º de maio

10 de junho, 2021 | Autor: gilliarde nonato

Estimados irmãos e irmãs Kolping ao redor do mundo:

No 1º de maio de 2021, o Dia do Trabalho será comemorado pela segunda vez sob o signo da pandemia da COVID-19. A luta contra esta crise se desenvolve de maneiras muito diferentes nos distintos países do mundo. Mas um fenômeno é comum a todos: quem não dispõe de reservas de capital para gastar em tempos de “lockdown”, toque de recolher e restrição de atividades, verá a sua existência e a de sua família ameaçadas. Muitos entretanto esgotaram as suas reservas, outros pensam com preocupação que até quando ainda terão recursos.

Esta crise fez-nos ver com clareza em todo o mundo: quem não tem possibilidade de trabalhar terá falta do que lhe é essencial. Um elemento fundamental na tradição da nossa Associação sempre foi a defesa de boas condições de trabalho e a criação de oportunidades de emprego para as pessoas. Nos últimos meses tem havido razões fundamentadas, que tem impedido muitos de exercer determinadas profissões. O risco de infecção era alto. Mas isso também significa que todos aqueles que abandonam o exercício da profissão, pelo bem da comunidade, devem contar com sua solidariedade desta e receber o apoio necessário ao seu bem-estar material. Por isso, e como voz perceptível da sociedade civil que somos, devemos envolver-nos em todos os países.

Mas também se manifesta um segundo aspecto: quando João Paulo II escreve na encíclica “Laborem exercens” (ponto 9) que o homem “se torna mais homem” pelo trabalho, ele quer dizer que, para muitos de nós, o trabalho não é apenas um fardo, mas também envolve amplamente nossa autorrealização. É uma contribuição essencial para configuração do mundo e, em última análise, também para configurar nossas próprias vidas. Onde isto não é possível ao longo dos meses, o trabalho comum, a troca de ideias e a criatividade desaparecem. Alguns, por conta disso, caem na tristeza ou na solidão. Aproveitemos as opções digitais e estejamos atentos onde há pessoas que precisam de atenção. Principalmente nestes tempos em que para muitos desaparece oportunidades de trabalho que, por sua característica, é um elemento que nos mantém contato, temos que manter os olhos abertos para aqueles que correm o risco de ficar sozinhos.

Todos juntos esperamos e rezamos, também por intercessão de São José Operário, para que o mundo do trabalho esteja em breve plenamente retomado a todas as pessoas, que todas as mulheres e homens tenham novamente a possibilidade de ganhar o seu sustento em condições dignas com a força de suas próprias mãos, seus corações e suas mentes. Por fim, desejamos que todos os jovens possam retomar a sua formação ou os seus estudos para que, mais tarde, possam realizar um trabalho que os satisfaça e que os faça sentir “colocados no lugar onde Deus necesita deles” (cf. Adolfo Kolping).

 

Compartilhe agora mesmo esta matéria pelo WhatsApp

Inscreva-se em nossa newsletter para receber mais notícias

MAIS POSTS
Juventude Kolping de todo o Brasil se reúne no Piauí em Encontro Nacional marcado por espiritualidade, arte e compromisso social
Pedro II (PI) – Nos dias que antecederam o VIII Congresso Nacional da Kolping Brasil, a cidade de Pedro II foi palco de um encontro especial e transformador: o Encontro Nacional da Juventude Kolping 2025. Realizado no CEEP Angelina Mendes Braga, o evento reuniu jovens de diversos estados brasileiros em uma programação repleta de espiritualidade,…
Leia toda matéria
VIII Congresso Nacional da Obra Kolping reúne mais de 500 pessoas no Piauí com foco na superação da pobreza
A cidade de Pedro II, no Piauí, foi palco de um importante evento nacional entre os dias 13 e 20 de julho de 2025: o VIII Congresso Nacional da Obra Kolping do Brasil. Com o tema “Kolping é Vida” e o lema “Juntos pela superação da pobreza”, o congresso reuniu mais de 500 participantes de…
Leia toda matéria
Mensagem de Agradecimento – VIII Congresso Nacional Kolping Brasil
Caros irmãos e irmãs da grande família Kolping, É com o coração transbordando de gratidão que nos dirigimos a todos vocês ao encerrarmos o VIII Congresso Nacional da Kolping Brasil, realizado no acolhedor Estado do Piauí, em parceria com nossa querida Kolping Estadual Local. Nossos mais sinceros agradecimentos a todos os organizadores, participantes e colaboradores…
Leia toda matéria
Água é vida: Cisternas transformam vidas em Bom Princípio do Piauí com apoio da Obra Kolping
No coração do semiárido nordestino, mais precisamente no município de Bom Princípio do Piauí, uma transformação silenciosa, mas poderosa, tem acontecido. A instalação de cisternas está garantindo acesso à água de qualidade para dezenas de famílias que historicamente enfrentam a escassez e os desafios climáticos da região. Essa conquista é fruto de uma ação articulada…
Leia toda matéria